17:18,1 de novembro de 2017

O caminho para a produtividade

Postado por

No artigo de hoje, mostraremos 7 dicas simples, mas muito valiosas, para quem quer ser mais produtivo, saudável e com bem-estar.

Atualmente, com o aumento do acesso rápido às informações, tecnologia avançada e mercado de trabalho cada vez mais competitivo, é muito comum se deparar com profissionais tentando fazer várias atividades ao mesmo tempo, achando que isso é sinônimo de produtividade e, consequentemente, melhores resultados. Porém, as coisas não são bem assim.

Para ter mais produtividade e bem-estar, não basta apenas acrescentar várias atividades na sua lista do trabalho, mas sim fazer mudanças em toda sua rotina diária, desde o momento que você levanta até a hora de dormir. Confira!

 

1 – Tenha uma rotina matinal saudável.
Você é daquele tipo de pessoa que acorda e fica girando na cama, depois pega o celular para ver as redes sociais, até perceber que está atrasada? O problema desse comportamento é que ele tende a acompanhar a pessoa até o final do dia. Quem tem alto nível de produtividade já acorda sabendo quais são suas primeiras atividades, que muitas vezes envolvem atividades físicas, meditação ou alguma outra coisa agradável e criativa, para começar o dia com otimismo e com o cérebro estimulado!

2 – Conecte-se com o trabalho apenas na hora de trabalhar.
Assim como o item anterior, esse também é um dos maiores fatores da ansiedade moderna. Do que adianta conferir e-mails na hora de dormir ou quando acabou de acordar, sendo que não poderá fazer nada naquele momento? Ou seja, vai receber uma carga enorme de cortisol (hormônio do estresse), que em quantidades erradas é muito maléfico para saúde.

3 – Faça uma lista de prioridades diárias na noite anterior e siga exatamente se possível.
Não deixe para a última hora! Comece o seu dia ganhando tempo, definindo na noite anterior a lista de prioridades do próximo dia, assim, você saberá exatamente por onde começar e quais tarefas você deve fazer. 

4 – Beba Água.
Mais de 70% do nosso corpo é feito de água, e isso inclui nosso cérebro. Uma pessoa em condições normais precisa de 2 a 3 litros de água por dia para ficar hidratado. Durante o dia, faça pequenas pausas, respire, caminhe um pouco e beba alguns copos d’água. Uma pequena mudança, que trará grandes benefícios.

5 – Desabilite as notificações ou desligue o celular.
Cada vez que desviamos o olhar do que estamos fazendo para ver novas mensagens na tela do celular estamos perdendo produtividade. Nosso cérebro só consegue fazer uma tarefa por vez, então se tira o foco de um texto importante para olhar a tela do celular, mesmo sem ler, ao voltar para a tarefa principal o cérebro precisa de alguns momentos para se focar novamente. Portanto, para mais produtividade, desabilite as notificações do celular!

6 – Diminua ao invés de aumentar sua lista de responsabilidades.
Ter uma lista enorme de afazeres não quer dizer que você é um profissional produtivo. Ter 15 ou 20 itens na sua lista aumenta suas chances de se perder no meio do caminho. Priorize de três a cinco e foque suas energias neles!

7 – Acredite em si mesmo e conheça seus limites.
Nós somos seres humanos. Se você está se sentindo cansado e desanimado, procure um lugar para caminhar ou troque o ambiente que você está. Acredite em si mesmo e no seu trabalho. Após dar a si mesmo um tempinho de descanso, você verá como vai render muito mais!

Voltar compartilhe

Artigos em destaque

ENTENDA POR QUE SE HIDRATAR DURANTE O EXERCÍCIO
Postado por Tânia Rodrigues

Durante a atividade física, uma quantidade significativa de calor é gerada pelos processos de contração e relaxamento dos músculos em atividade...

PERFORMANCE AO ALCANCE DE TODOS
Postado por Marcello Butenas

Quando comecei meu trabalho de orientação e preparação de atletas, tinha a ideia de que a palavra performance estava diretamente ligada aos atletas de alto nível, já que o número de atletas praticantes...

O QUE É, PARA QUE SERVE E QUAIS CUIDADOS TER COM A CREATINA
Postado por Tânia Rodrigues

A Creatina é sintetizada no organismo a partir de 2 aminoácidos: glicina e arginina, obtidos a partir da degradação de proteínas da dieta ou dos...