21:09, 8 de fevereiro de 2016

Trabalhe sua inteligência emocional e colha os frutos no trabalho

Por Victor Martinez*

A inteligência emocional é um dos aspectos mais importantes relacionados ao sucesso no trabalho. Manter uma boa interação com outras pessoas no convívio social deve ser uma meta a ser perseguida por todos.

Não se trata de ser bom ou leniente. Além de características como habilidade, conhecimento e experiência, a forma como nos relacionamos com colegas, gestores, subordinados, fornecedores e clientes é fundamental para um trabalho efetivo.

Inteligência emocional é importante nas áreas profissionais mais variadas, tais como liderança, gestão, trabalho em equipe e em projetos, bem como todos os tipos de relacionamento com clientes. Também afeta a família e a vida social.

É possível identificar o nível pessoal de inteligência emocional por meio de um questionário disponibilizado pela Thomas International. As pontuações do estudo comportamental tendem a ser bastante estáveis, tanto quanto sua personalidade básica. Porém, eventos profissionais e pessoais podem fazer com que aspectos da inteligência emocional oscilem.

As pontuações são relatadas em três tipos de faixas categóricas diferentes:

  • Acima da Média (a partir de 70%)
  • Média (entre 30% e 69%)
  • Abaixo da Média (até 29%)

No grupo de resultados provenientes do questionário da Thomas, temos duas subcategorias relacionadas a pontuações Acima da Média, que são definidas como Otimismo (72%) e Felicidade (91%).

A felicidade ajuda pessoas a se sentirem bem, e isso influencia na saúde física. Além de fazer bem, ela tem o poder de ser contagiante. Clientes e amigos preferem conversar com pessoas mais animadas.

Enquanto a pontuação relativa à felicidade observa estados emocionais agradáveis no momento, a relativa ao otimismo mede a intensidade com que se vê o futuro positivamente. Essa pontuação identifica pessoas com condições de passar energia positiva adiante ao se depararem com projetos difíceis.

* Victor Martinez é CEO da Thomas International Brasil e Vice-Presidente de Operações da Thomas International Latino-Americana. É formado em análise de perfis pessoais pela Thomas International, na Inglaterra, além de Executive e Life Coach Certificado pelo Integrated Coach Institute. Foi o responsável pela abertura, pelo treinamento e pela consolidação dos escritórios regionais da Thomas na Argentina, no Chile, no Peru, na Colômbia, na Venezuela, na Costa Rica e no México.

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