14:36,2 de outubro de 2017

Obesidade: como combatê-la?

Postado por

A adoção de práticas diárias que podem evitar uma das doenças que mais cresce no Brasil.

Nos últimos 10 anos, a obesidade cresceu 60% no nosso país. Segundo a pesquisa Vigitel de 2017, realizada pelo Ministério da Saúde, 53,8% dos brasileiros estão acima do peso e 18,9% são considerados obesos.
Há muito tempo a obesidade deixou de ser só uma questão estética e passou a ser encarada como um problema grave de saúde.  O excesso de gordura no corpo humano é capaz de agravar e gerar uma série de outras doenças, como hipertensão, câncer e depressão.
Padrões alimentares inadequados e a falta de atividade física são as principais causas da obesidade, mas ela também pode ser ocasionada por fatores genéticos, metabólicos e até psicológicos.
Para auxiliar na prevenção e combate desse mal, trouxemos hoje cinco práticas diárias simples, mas que farão um bem enorme para sua saúde.

1 – Se alimente bem
Para combater essa doença, você deve fazer escolhas alimentares saudáveis e balanceadas para o seu dia a dia, como frutas, legumes, proteínas magras como peixe e frango e gorduras que fazem bem à saúde, como as famosas nozes. Muito importante também é consultar um nutricionista, só ele poderá desenvolver um plano de alimentação adequado ao seu caso.

2 – Coma em intervalos regulares
Além de favorecer o acúmulo de gordura na barriga, passar horas sem comer pode tornar o metabolismo mais lento, prejudicando a perda de peso. Fazer um lanche saudável entre as refeições é o ideal para manter a boa forma.

3 – Reduza o consumo de doces
Já é conhecido por todos que consumir açúcar exageradamente faz mal à saúde e causa ganho de peso. Reduzir o consumo desses alimentos é uma das principais ações para combater as gordurinhas de uma vez por todas. Uma boa alternativa é substituir a sobremesa por frutas ou gelatina zero.

4 – Pratique exercícios físicos
Assim como uma boa alimentação, a prática de exercícios físicos é extremamente importante para o corpo e mente humana. Na prevenção e combate à obesidade, essas atividades tem o papel de acelerar o metabolismo, ajudando no processo de emagrecimento. Para uma pessoa sedentária, uma simples caminhada de 20 minutos por dia já podem gerar benefícios!

5 – Se hidrate durante o dia
Um adulto precisa beber de 2 a 4 litros de água diariamente para se manter hidratado. Além de auxiliar na eliminação de toxinas no organismo, a água é uma ótima aliada no combate à obesidade, pois aumenta a sensação de saciedade e diminui a fome. Mantenha uma garrafinha cheia por perto e beba sempre que lembrar.

Voltar compartilhe

Artigos em destaque

ENTENDA POR QUE SE HIDRATAR DURANTE O EXERCÍCIO
Postado por Tânia Rodrigues

Durante a atividade física, uma quantidade significativa de calor é gerada pelos processos de contração e relaxamento dos músculos em atividade...

PERFORMANCE AO ALCANCE DE TODOS
Postado por Marcello Butenas

Quando comecei meu trabalho de orientação e preparação de atletas, tinha a ideia de que a palavra performance estava diretamente ligada aos atletas de alto nível, já que o número de atletas praticantes...

O QUE É, PARA QUE SERVE E QUAIS CUIDADOS TER COM A CREATINA
Postado por Tânia Rodrigues

A Creatina é sintetizada no organismo a partir de 2 aminoácidos: glicina e arginina, obtidos a partir da degradação de proteínas da dieta ou dos...