Trabalhe sua inteligência emocional e colha os frutos no trabalho
Postado por Go!4ActivePor Victor Martinez*
A inteligência emocional é um dos aspectos mais importantes relacionados ao sucesso no trabalho. Manter uma boa interação com outras pessoas no convívio social deve ser uma meta a ser perseguida por todos.
Não se trata de ser bom ou leniente. Além de características como habilidade, conhecimento e experiência, a forma como nos relacionamos com colegas, gestores, subordinados, fornecedores e clientes é fundamental para um trabalho efetivo.
Inteligência emocional é importante nas áreas profissionais mais variadas, tais como liderança, gestão, trabalho em equipe e em projetos, bem como todos os tipos de relacionamento com clientes. Também afeta a família e a vida social.
É possível identificar o nível pessoal de inteligência emocional por meio de um questionário disponibilizado pela Thomas International. As pontuações do estudo comportamental tendem a ser bastante estáveis, tanto quanto sua personalidade básica. Porém, eventos profissionais e pessoais podem fazer com que aspectos da inteligência emocional oscilem.
As pontuações são relatadas em três tipos de faixas categóricas diferentes:
- Acima da Média (a partir de 70%)
- Média (entre 30% e 69%)
- Abaixo da Média (até 29%)
No grupo de resultados provenientes do questionário da Thomas, temos duas subcategorias relacionadas a pontuações Acima da Média, que são definidas como Otimismo (72%) e Felicidade (91%).
A felicidade ajuda pessoas a se sentirem bem, e isso influencia na saúde física. Além de fazer bem, ela tem o poder de ser contagiante. Clientes e amigos preferem conversar com pessoas mais animadas.
Enquanto a pontuação relativa à felicidade observa estados emocionais agradáveis no momento, a relativa ao otimismo mede a intensidade com que se vê o futuro positivamente. Essa pontuação identifica pessoas com condições de passar energia positiva adiante ao se depararem com projetos difíceis.
* Victor Martinez é CEO da Thomas International Brasil e Vice-Presidente de Operações da Thomas International Latino-Americana. É formado em análise de perfis pessoais pela Thomas International, na Inglaterra, além de Executive e Life Coach Certificado pelo Integrated Coach Institute. Foi o responsável pela abertura, pelo treinamento e pela consolidação dos escritórios regionais da Thomas na Argentina, no Chile, no Peru, na Colômbia, na Venezuela, na Costa Rica e no México.