11:32, 26 de outubro de 2020

OUTUBRO ROSA

Movimento internacional de conscientização para o controle do câncer de mama, o Outubro Rosa foi criado no início da década de 1990 pela Fundação Susan G. Komen for the Cure. A data é celebrada anualmente, com o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre a doença; proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.
Você sabia que o câncer de mama tem até 95% de chance de cura se diagnosticado logo no inicio?
Após os 20 anos de idade já é recomendado que todas as mulheres iniciem o auto-exame.
Portanto, troque informações sobre o assunto e incentive as mulheres ao seu redor a adotar a rotina de prevenção.
O auto-exame deve se tornar parte da rotina para que conheça detalhadamente suas mamas o que facilita a percepção de qualquer alteração. Caso isto ocorra, busque imediatamente ajuda médica.
Veja como fazer a observação em frente ao espelho a seguir.
Para se fazer a observação em frente ao espelho, primeiro deve-se retirar toda a roupa e seguir o seguinte esquema:

Como fazer com os braços caídos
• Depois, levantar os braços e observar as mamas;
• Por fim, é aconselhado colocar as mãos apoiadas na bacia, fazendo pressão para observar se existe alguma alteração na superfície da mama.
• Durante a observação é importante avaliar o tamanho, forma e cor das mamas, assim como inchaços, abaixamentos, saliências ou rugosidades. Caso existam alterações que não estavam presentes no exame anterior ou existam diferenças entre as mamas é recomendado consultar o ginecologista ou um mastologista.

Como fazer a palpação de pé
• A palpação de pé deve ser feita durante o banho com o corpo molhado e as mãos ensaboadas. Para isso deve-se:
• Levantar o braço esquerdo, colocando a mão atrás da cabeça.
• Palpar cuidadosamente a mama esquerda com a mão direita.
Repetir estes passos para a mama do lado direito.
A palpação deve ser feita com os dedos da mão juntos e esticados em movimentos circulares em toda a mama e de cima para baixo. Depois da palpação da mama, deve-se também pressionar os mamilos suavemente para observar se existe a saída de qualquer líquido.

Como fazer a palpação deitado
• Deitar e colocar o braço esquerdo na nuca.
Colocar uma almofada ou toalha debaixo do ombro esquerdo para ser mais confortável.
• Estes passos devem ser repetidos na mama direita para terminar a avaliação das duas mamas. Caso seja possível sentir alterações que não estavam presentes no exame anterior é recomendado consultar o ginecologista para fazer exames diagnósticos e identificar o problema.

Prevenção sempre será o melhor caminho! Além disso, não deixe de consultar o seu ginecologista anualmente e atenção aos sinais emitidos pelo seu corpo.

Voltar compartilhe

Artigos em destaque

ENTENDA POR QUE SE HIDRATAR DURANTE O EXERCÍCIO

Postado por Tânia Rodrigues

Durante a atividade física, uma quantidade significativa de calor é gerada pelos processos de contração e relaxamento dos músculos em atividade...

PERFORMANCE AO ALCANCE DE TODOS

Postado por Marcello Butenas

Quando comecei meu trabalho de orientação e preparação de atletas, tinha a ideia de que a palavra performance estava diretamente ligada aos atletas de alto nível, já que o número de atletas praticantes...

O QUE É, PARA QUE SERVE E QUAIS CUIDADOS TER COM A CREATINA

Postado por Tânia Rodrigues

A Creatina é sintetizada no organismo a partir de 2 aminoácidos: glicina e arginina, obtidos a partir da degradação de proteínas da dieta ou dos...